mercredi 10 octobre 2007

O uso do UAPROF/Browser Agent para capturar a descrição de um celular / dispositivo móvel é confiável?

Uma grande discussão esta ocorrendo na Inglaterra, devido uma alteração no cabeçalho das requisições Http de celulares realizada pela operadora VodaFone. Muitas empresas de sítios móveis utilizam UAPROF para identificar as características dos aparelhos que acessam o seu serviço, assim, podem melhor adaptar a pagina Web ou mesmo as funcionalidades ao dispositivo do usuário ( Para quem quer se aprofundar no assunto o artigo que escrevi com Paula Cavalcante e Rossana Andrade trata da construção de um servidor de adaptação que usa essa solução)
O problema é que a operadora esta modificando o cabeçalho do Http onde existia um link para descrição do dispositivo. Esta “pequena” alteração causou, e ainda causa, o mal funcionamento de vários sítios móveis. Dêem uma lida nesse artigo do criador do WURFL sobre o problema

2 commentaires:

Anonyme a dit…

O problema maior é como adaptar à essa descrição ...

JP a dit…

Agradeço se enviar, o lookup para a interface remota parece funcionar apenas para aplicações que estão no mesmo servidor de aplicação que o session bean, mas uma chamada remota de uma classe qualquer gera o erro que lhe enviei.

Dei uma pesquisada e vi que alguns parametros devem ser passados (http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=157971#157971 ), mas acaba dando outros erros.